Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

 

O Primeiro Encontro:

 

Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada apareceu neste mundo em 1896 em Calcutá, na Índia. Ele encontrou-se pela primeira vez com seu mestre espiritual, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami, nesta mesma cidade em 1922. Bhaktisiddhanta Sarasvati, um proeminente acadêmico religioso e o fundador de 64 Gaudiya Mathas (institutos védicos) na Índia, gostou deste jovem educado e o convenceu a dedicar sua vida a ensinar o conhecimento védico. Srila Prabhupada tornou-se seu aluno e, em 1933, seu discípulo formalmente iniciado.

 

O Pedido de seu Guru:

 

Logo no seu primeiro encontro, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati pediu a Srila Prabhupada para difundir o conhecimento védico em inglês. Nos anos que se seguiram, Srila Prabhupada escreveu um comentário sobre o Bhagavad-gita, ajudou a Gaudiya Matha e, em 1944, fundou a revista quinzenal em inglês Back to Godhead (Volta ao Supremo). Sozinho Srila Prabhupada editava, datilografava os manuscritos, checava as provas e distribuía pessoalmente cada cópia. Seus discípulos continuam publicando a revista no Ocidente até hoje.

 

O Começo…

 

Em 1950, Srila Prabhupada retirou-se da vida familiar, adotando a ordem de vanaprastha (vida retirada) para devotar mais tempo a escrever e estudar. Ele viajou para a cidade sagrada de Vrindavana, vivendo em humildes aposentos no histórico templo de Radha-Damodara, onde passou muitos anos estudando e escrevendo profundamente. Em 1959 Srila Prabhupada aceitou a ordem renunciada de vida (sannyasa). No templo de Radha-Damodara ele começou a trabalhar naquilo que seria a obra-prima de sua vida: uma tradução comentada em vários volumes dos 18.000 versos do "Srimad-Bhagavatam" (Bhagavata Purana). Nesse mesmo período também escreveu "Fácil Viagem a Outros Planetas".

 

Nos EUA:

 

Depois de publicar três volumes do Bhagavatam, Srila Prabhupada veio para os Estados Unidos em setembro de 1965 para cumprir a missão de seu mestre espiritual. Nos anos seguintes, Sua Divina Graça escreveu mais de 60 volumes de traduções com comentários fidedignos e estudos concisos dos clássicos religiosos e filosóficos da Índia. Quando chegou em Nova York, como passageiro em um navio de carga, Srila Prabhupada não tinha quaisquer recursos. Somente após quase um ano de grande dificuldade foi que ele conseguiu estabelecer a ISKCON (International Society for Krishna Consciousness ou Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), em julho de 1966. Antes de sua partida deste mundo em 14 de Novembro de 1977, ele guiou esta sociedade e a viu crescer para tornar-se uma confederação mundial de mais de uma centena de ashramas, escolas, templos, institutos e comunidades rurais. Em 1972 Sua Divina Graça introduziu o sistema védico de educação primária e secundária no ocidente fundando o gurukula (escola védica) em Dallas, Texas. Desde então seus discípulos vêm estabelecendo escolas similares por todo o mundo.

 

Ele Vive para Sempre:

 

Srila Prabhupada também inspirou a construção de muitos centros culturais internacionais na Índia. O centro em Sridhama Mayapur é o local para uma cidade espiritual planejada, um projeto ambicioso a ser construído ao longo de vários anos. Em Vrindavana estão o magnífico templo de Krsna-Balarama, a International Guesthouse (uma espécie de hotel para peregrinos), uma escola gurukula, e o Srila Prabhupada Memorial & Museum. Várias outras importantes cidades do sub-continente indiano abrigam grandes templos e diversos projetos da ISKCON, incluindo Mumbai, Delhi, Calcutá, Tirupati, etc.. Entretanto, a contribuição mais significativa de Srila Prabhupada está em seus livros. Altamente respeitados no meio acadêmico por sua autoridade, profundidade e clareza, eles são usados como livros normativos em várias universidades e já foram traduzidos para mais de 50 línguas. A BBT (Bhaktivedanta Book Trust), fundada por ele em 1972 para publicar suas obras, tornou-se a maior editora de livros no campo da religião e filosofia indiana no mundo. Em somente doze anos, apesar de sua idade avançada, Srila Prabhupada deu a volta ao mundo catorze vezes para dar conferências que o levaram a cinco continentes. Ainda assim, este rigoroso programa não diminuiu sua prolífica produção literária. Seus escritos constituem uma autêntica biblioteca da filosofia, religião, literatura e cultura védica.  

 

Saiba mais sobre Srila Prabhupada no site:

 

Criado por: ISKCON - Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna - Curitiba Mandir - Brasil

Acharya-Fundador  Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

© 2014 Wix.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social